ELAN - Educação e Legislação Animal





A ONG ELAN (Educação e Legislação Animal), nasceu juridicamente em 18 de setembro de 2012, exatamente um ano após sua idealizadora e presidente Nazaré Moraes ter iniciado na luta pelos direitos dos animais no Sergipe. A necessidade dessa luta estar legalizada e o crescimento rápido de sua área de atuação, fez com que a ELAN fosse reconhecida de utilidade pública municipal e estadual rapidamente. Desde o momento inicial, a presidente Nazaré Moraes, já defendia e cobrava, passou a ser feito legalmente pela ONG ELAN.

Buscamos com a nossa atuação ser exemplo para cada gestor e legislador no Sergipe e em seus municípios. Sempre promovemos campanhas de esterilização cirúrgica de animais domésticos (visando o controle populacional), tendo castrado mais de 17 mil animais nos últimos 10 anos; assim como também, campanhas de adoção responsável, que são oportunidades dos adotantes encontrarem animais bem cuidados, castrados, microchipados e com plano de saúde. Também lutamos por postos de saúde veterinários públicos, sendo que Nazaré Moraes, Conselheira Municipal de Saúde do Aracaju, conseguiu inserir no SUS nacional, em 2019, Postos de Saúde Veterinários Públicos na 80° proposta da 16° Conferência Nacional de Saúde.

A frente da ELAN, Nazaré Moraes lutou durante 3 (três) anos e 5 (cinco) meses até a conquista de nossa atual CDA/OAB/SE, comissão atuante pelos direitos dos animais no Sergipe. Luta de Nazaré Moraes e participação ativa de Sandra Melo (in memoriam), o então Vereador Emerson Costa, propôs e inseriu na LDO (Lei de Diretrizes Orçamentárias) o CASTRAMÓVEL do Aracaju. Foi defendido pelo líder da oposição Bertulino Menezes e aprovado por unanimidade naquela casa legislativa. Nazaré através da ELAN continuou na luta por mais 6 anos até que o CASTRAMÓVEL se tornou realidade.

A pedido de Nazaré Moraes ao Dep. Laércio Oliveira, 2 CASTRAMÓVEIS estão vindo para municípios Sergipanos, via Ministério da Saúde. Leis Estaduais 8366 (Código de Defesa Animal) e 8367 (Castração e Microchipagem) de 10 Janeiro de 2018, foram luta pessoal e contínua de Nazaré Moraes até a conquista de ambas.

A luta de Nazaré Moraes sempre foi incessante e contínua, e com muita perseverança dela que tivemos todas essas e muitas outras conquistas para a causa que tanto prezamos. Tanta luta é só a "ponta do iceberg" frente às lutas junto a pessoas que precisaram de sua ajuda, inclusive judicialmente, para obterem o direito de seus animais e frente à todo objetivo que intentamos realizar em benefício dos que somente tem a nós, todos os que nos importamos por eles, pra defendê-los; todos os animais, sem distinção de qual seja ele.

Doe para ELAN através do PIX

Chave Pix (CNPJ): elananimal@hotmail.com


Nazaré Morais
Presidentes | ONG Elan

Postagem Anterior Próxima Postagem

Formulário de contato